Mitos e verdades sobre a recarga de carros elétricos

A mobilidade elétrica está crescendo rapidamente no Brasil e, junto com ela, surgem muitas dúvidas. Condomínios, empresas e até mesmo motoristas interessados em adotar um veículo elétrico ainda encontram informações desencontradas sobre os impactos da recarga.
Neste artigo, vamos desmistificar alguns pontos e trazer clareza sobre como funciona a recarga de carros elétricos na prática.

1. “A conta de energia vai explodir se eu tiver um carro elétrico”

👉 Mito.
É verdade que o consumo de energia aumenta, mas isso não significa que a conta ficará impagável. Em média, um carro elétrico consome de 12 a 20 kWh para rodar 100 km, o que representa um custo muito menor comparado ao gasto com combustíveis fósseis.
Além disso, condomínios e empresas podem adotar sistemas de medição individualizada ou até mesmo integrar a recarga com energia solar, diminuindo os custos. A gestão correta evita surpresas e garante transparência para todos os usuários.

2. “Para ter um carregador preciso de rede trifásica”

👉 Depende.
Carregadores residenciais de menor potência (Wallbox de 3,7 kW ou 7,4 kW) podem operar em rede monofásica ou bifásica, sem grandes adaptações.
Já carregadores de maior potência (acima de 11 kW), mais comuns em empresas e condomínios, geralmente exigem rede trifásica para garantir estabilidade e segurança.
Por isso, antes da instalação, é essencial realizar um projeto elétrico especializado, avaliando a capacidade da instalação existente.

3. “Carregar o carro degrada a bateria rapidamente”

👉 Mito.
As baterias de lítio usadas nos carros elétricos são projetadas para suportar milhares de ciclos de carga. O que pode acelerar o desgaste é o uso constante de carregadores ultrarrápidos (DC), que entregam potência elevada em pouco tempo.
No dia a dia, com carregamentos em corrente alternada (AC) em casa, empresas ou condomínios, a vida útil da bateria se mantém saudável. Estudos apontam que, após 8 anos de uso, a maior parte das baterias ainda mantém 80% da capacidade original.

4. Outros mitos comuns

  • “É perigoso instalar um carregador no condomínio” → Mito. Com projeto e instalação profissional, seguindo normas da ABNT e da concessionária, o risco é eliminado.

  • “Preciso de uma usina solar para ter carro elétrico” → Mito. A energia solar é um plus para reduzir custos, mas não é obrigatória.

  • “Só grandes empresas podem investir em recarga” → Mito. Hoje existem soluções acessíveis e escaláveis, que começam em residências e chegam até indústrias.

Recarga Elétrica na Prática: Individual, Compartilhada ou Smart Charging?

Na G2 Energia, projetamos toda a infraestrutura elétrica com segurança, entregando no final da linha pontos de recarga prontos para uso. Cada projeto é pensado de forma personalizada: pode ser uma solução individual, quando cada usuário tem seu próprio ponto de recarga; compartilhada, para atender diferentes usuários de forma organizada; ou até mesmo em formato de smart charging, que equilibra a carga de todos os pontos de maneira inteligente e eficiente.

Atendemos Belo Horizonte (BH) e toda a Região Metropolitana, levando tecnologia, inovação e confiança para condomínios, empresas e indústrias que desejam estar preparados para o futuro da mobilidade elétrica.

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