Uma das etapas cruciais na elaboração de contratos no Mercado Livre de Energia é a definição dos atributos de sazonalização, modulação e flexibilidade.
Mas o que exatamente significa essas variaveis?
Continue lendo para descobrir.
Flexibilidade
A flexibilidade assegura que o preço da energia acordado no contrato permanecerá constante, independentemente de variações no consumo, seja ele superior ou inferior ao limite estabelecido.
O contrato pode incluir uma margem de flexibilidade para o consumo, por exemplo, permitindo variações de 10 a 100% acima ou abaixo do total contratado, o que ajuda a mitigar os riscos de excesso ou falta de energia.
Sazonalização
A sazonalização possibilita a definição de volumes distintos de energia determinados meses do ano, a fim de se adequar melhor à demanda real. Esta prática permite ajustar os volumes de energia conforme a necessidade específica de cada período, visando uma gestão mais eficiente dos recursos.
Exige uma gestão especializada e é mais comum na modalidade atacadista.
Modulação
A modulação é ajuste do volume de energia adquirida conforme as horas e os preços diários. Este método possibilita otimizar a aquisição de energia de acordo com a operação do consumidor e dos valores de mercado, prevenindo desperdícios.
Um contrato que estipula a compra de uma quantidade constante de energia ao longo do dia é conhecido como contrato flat.
Otimizando Contratos de Energia: a Importância da flexibilidade sazonalização e modulação
Quando ajustados adequadamente aos padrões de consumo do cliente, esses três elementos otimizam o contrato, reduzindo perdas e maximizando a economia na conta de luz.
O Grupo G2 Energia possui um time capacitado para orientar cada etapa da compra de energia e ainda auxilia no gerenciamento de energia elétrica para que sua empresa alcance a maior economia possível.
Converse com nossos consultores e descubra os benefícios de contratar uma consultoria em gestão de energia para o seu negócio!